Receba nossos informativos. Cadastre-se!

Nossas Redes

Serviço de Nutrição e Dietética

AUMENTAR | diminuir fonte

O Serviço de Nutrição e Dietética oferece assistência dietoterápica aos colaboradores e pacientes da Instituição, visando a recuperação e manutenção da saúde por meio de orientação e reeducação nutricional, bem como fornecimento de alimentação adequada.

Atua nas áreas de Administração do Serviço de Nutrição e Nutrição Clínica de forma integrada.

Administração do Serviço de Nutrição

Tem como atividade a administração na produção de refeições de qualidade para o atendimento às necessidades nutricionais de coletividades sadias e enfermas, visando à promoção da saúde.

Nutrição Clínica

Promove o atendimento das necessidades nutricionais dos pacientes, com o objetivo de melhorar sua qualidade de vida, prevenir complicações, evitar maior comprometimento nutricional e estimular seu desenvolvimento.

 

Cuidados Nutricionais

A condução dietoterápica dos pacientes neurológicos deve ser permanente e multidisciplinar devido ao constante risco nutricional causado por fatores como: distúrbio de deglutição, espasmos musculares, convulsões, interações medicamentosas, deficiência cognitiva, implicações sociais, entre outros.

Devemos considerar também que associadas ao quadro neurológico, podem estar patologias como diabetes, hipertensão arterial, dislipidimias, distúrbios gastrointestinais, disfunção pulmonar etc.

Avaliação Nutricional

A antropometria nos portadores de Paralisia Cerebral é dificultada devido à frequentes deformidades osteo esqueléticas. O peso pode ser obtido com o paciente no colo do cuidador ou por meio de balança própria para a pesagem de cadeiras especiais, facilitando a tomada de peso de adultos e crianças impossibilitadas de ficar em pé.

A obtenção da estatura dos pacientes que não ficam em extensão em pé ou deitados, pode ser obtida através de equações para estimativa da estatura pelo comprimento da altura do joelho ou medida do braço.

Principais problemas alimentares:

Os frequentes distúrbios de deglutição acarretam a necessidade de modificação na consistência dos alimentos oferecidos aos pacientes neurológicos, gerando dificuldades na hidratação e oferta adequada de alimentos ricos em fibras, agravando a obstipação intestinal.

A fim de minimizar a possibilidade de aspiração de líquidos e não comprometer a hidratação, utilizam-se espessantes instantâneos à base de amido modificado conforme o padrão de deglutição do paciente, em líquidos frios ou quentes, como água, leite, sucos ou chás.





Ajude »

Colabore com a manutenção dos atendimentos ao deficiente intelectual

 

Deseja ver mais opções de doação?

 

 

 

Galeria de Vídeos »

© 2017 C.E.N.L. Casas André Luiz. Todos os direitos reservados.

Todo o conteúdo do website é de uso exclusivo do Centro Espírita Nosso Lar Casas André Luiz,
ficando proibida sua reprodução ou utilização a qualquer título, sob as penas da lei.
Telefone: (11) 2457-7733
E-mail: faleconosco@casasandreluiz.org.br